Questão da prova branco do segundo dia do Enem 2014 Segunda Aplicação

Alunos de um curso de engenharia desenvolveram um robô “anfíbio” que executa saltos somente nas direções norte, sul, leste e oeste. Um dos alunos representou a posição inicial desse robô, no plano cartesiano, pela letra P, na ilustração.

A direção norte-sul é a mesma do eixo y, sendo que o sentido norte é o sentido de crescimento de y, e a direção leste-oeste é a mesma do eixo x, sendo que o sentido leste é o sentido de crescimento de x.

Em seguida, esse aluno deu os seguintes comandos de movimentação para o robô: 4 norte, 2 leste e 3 sul, nos quais os coeficientes numéricos representam o número de saltos do robô nas direções correspondentes, e cada salto corresponde a uma unidade do plano cartesiano.

Depois de realizar os comandos dados pelo aluno, a posição do robô, no plano cartesiano, será

  1. (0 ; 2).
  2. (0 ; 3).
  3. (1 ; 2).
  4. (1 ; 4).
  5. (2 ; 1).

Gabarito da questão

Opção C

Questões correspondentes

Assunto

Geometria analítica

Comentário da questão

O Robô inicialmente está na posição (-1,1) que representa -1 x e 1 y (lembre-se que o par ordenado possui ordem: SEMPRE o primeiro é o x e SEMPRE o segundo é o Y).

Vamos deixar mais claro os conceitos de norte, sul, leste e oeste:

Norte: Pra cima (eixo y, sentido positivo)

Sul : Pra baixo (eixo y, sentido negativo)

Leste : Pra direita (eixo x, sentido positivo)

Oeste: Pra esquerda (eixo x, sentido negativo)

Nosso Robô andou: 4 norte, 2 leste e 3 sul. Perceba: se ele vai 4 unidades pra cima e 3 pra baixo (4 – 3 = 1) então ele foi, na verdade, 1 pra cima. Isso significa que o valor em y dele (ao final) aumentou em uma unidade, ficando 2.

E se ele anda 2 pra leste (2 pra direita) ele está aumentando o valor de x (note que leste equivale a eixo x, sentido positivo, ou seja, vai aumentando). Nisso, o valor que era – 1 aumentou 2 unidades ( – 1 + 2 = 1). Isso equivale ao valor final em x.

Logo, temos (valores finais) x = 1 e y = 2 Isso equivale ao ponto (1, 2)

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