TEXTO I
A melhor banda de todos os tempos da última semana
O melhor disco brasileiro de música americana
O melhor disco dos últimos anos de sucessos do passado
O maior sucesso de todos os tempos entre os dez maiores fracassos
Não importa contradição
O que importa é televisão
Dizem que não há nada que você não se acostume
Cala a boca e aumenta o volume então.
MELLO, B.; BRITTO, S. A melhor banda de todos os tempos da última semana. São Paulo: Abril Music, 2001 (fragmento).
TEXTO II
O fetichismo na música e a regressão da audição
Aldous Huxley levantou em um de seus ensaios a seguinte pergunta: quem ainda se diverte realmente hoje num lugar de diversão? Com o mesmo direito poder-se-ia perguntar: para quem a música de entretenimento serve ainda como entretenimento? Ao invés de entreter, parece que tal música contribui ainda mais para o emudecimento dos homens, para a morte da linguagem como expressão, para a incapacidade de comunicação.
ADORNO, T. Textos escolhidos. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
Ambos os textos tratam da indústria cultural, forma de produção de arte e cultura vigente na sociedade capitalista, em especial após a Revolução Industrial. Segundo os teóricos da Escola de Frankfurt (dentre os quais o autor do texto II), na indústria cultural (também conhecida como cultura de massas), a arte é introduzida na lógica da reprodutibilidade técnica e submetida aos ditames do mercado, tornando-se assim um produto, tão efêmero e restritivo quanto qualquer outro.