Questão da prova azul do segundo dia do Enem 2015 Segunda Aplicação

Os maias desenvolveram um sistema de numeração vigesimal que podia representar qualquer número inteiro, não negativo, com apenas três símbolos. Uma concha representava o zero, um ponto representava o número 1 e uma barrinha horizontal, o número 5. Até o número 19, os maias representavam os números como mostra a Figura 1:

Números superiores a 19 são escritos na vertical, seguindo potências de 20 em notação posicional, como mostra a Figura 2.

Ou seja, o número que se encontra na primeira posição é multiplicado por 200 = 1, o número que se encontra na segunda posição é multiplicado por 201 = 20 e assim por diante. Os resultados obtidos em cada posição são somados para obter o número no sistema decimal.

Um arqueólogo achou o hieroglifo da Figura 3 em um sítio arqueológico:

O número, no sistema decimal, que o hieroglifo da Figura 3 representa é igual a

  1. 279.
  2. 539.
  3. 2 619.
  4. 5 219.
  5. 7 613.

Gabarito da questão

Opção D

Questões correspondentes

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Comentário da questão

Precisamos fazer passo a passo.

 

1.Na primeira posição temos o número 19, sem esforço podemos ver na tabela que el já nos foi mostrado.

 

2.Uma concha representa o número 0.

 

  1. O número mostrado é o número 13, porém como ele se encontra na terceira posição. precisamos multiplicá-lo por 20². Logo 13.20²=5200

 

O número então pedido será dado pela soma de todas as posições:

 

19+0+5200= 5219

 

Letra d

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