Questão da prova branco do segundo dia do Enem 2015 Segunda Aplicação

Perder a tramontana

A expressão ideal para falar de desorientados e outras palavras de perder a cabeça

É perder o norte, desorientar-se. Ao pé da letra, “perder a tramontana” significa deixar de ver a estrela polar, em italiano stella tramontana, situada do outro lado dos montes, que guiava os marinheiros antigos em suas viagens desbravadoras.

Deixar de ver a tramontana era sinônimo de desorientação. Sim, porque, para eles, valia mais o céu estrelado que a terra. O Sul era região desconhecida, imprevistal; já o Norte tinha como referência no firmamento um ponto luminoso conhecido como a estrela Polar, uma espécie de farol para os navegantes do Mediterrâneo, sobretudo os genoveses e os venezianos. Na linguagem deles, ela ficava transmontes, para além dos montes, os Alpes. Perdê-la de vista era perder a tramontana, perder o Norte.

No mundo de hoje, sujeito a tantas pressões, muita gente não resiste a elas e entra em parafuso. Além de perder as estribeiras, perde a tramontana…

COTRIM, M. Língua Portuguesa, n. 15, jan. 2007

Nesse texto, o autor remonta às origens da expressão “perder a tramontana”. Ao tratar do significado dessa expressão, utilizando a função referencial da linguagem, o autor busca

  1. apresentar seus indícios subjetivos.
  2. convencer o leitor a utilizá-la.
  3. expor dados reais de seu emprego.
  4. explorar sua dimensão estética.
  5. criticar sua origem conceitual.

Gabarito da questão

Opção C

Questões correspondentes

Comentário da questão

A função referencial da linguagem é centrada nos fatos, no contexto. é a função da comunicação. Ao analisar o significado de “perder a tramontana” o autor traz dados reais acerca das possibilidades de significação de acordo com as regiões e o porquê de seu surgimento. Portanto, marque-se “C”.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)