Questão da prova branco do segundo dia do Enem 2015
Disponível em: www.behance.net. Acesso em: 21 fev. 2013 (adaptado).
A rapidez é destacada como uma das qualidades do serviço anunciado, funcionando como estratégia de persuasão em relação ao consumidor do mercado gráfico.
O recurso da linguagem verbal que contribui para esse destaque é o emprego
- do termo "fácil" no início do anúncio, com foco no processo.
- de adjetivos que valorizam a nitidez da impressão.
- das formas verbais no futuro e no pretérito, em sequência.
- da expressão intensificadora "menos do que" associada à qualidade.
- da locução "do mundo" associada a "melhor", que quantifica a ação.
Gabarito da questão
Opção C
Assunto
Classes Gramaticais
Interpretação Textual
Morfologia
Semântica
Verbos
Comentário da questão
Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)
“Vai ser bom” e “não foi” são, respectivamente, uma locução no futuro e uma forma verbal no presente.