Questão da prova branco do segundo dia do Enem 2015

Dia do Músico, do Professor, da Secretária, do Veterinário… Muitas são as datas comemoradas ao longo do ano e elas, ao darem visibilidade a segmentos específicos da sociedade oportunizam uma reflexão sobre a responsabilidade social desses segmentos. Nesse contexto, está inserida a propaganda da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em que se combinam elementos verbais e não verbais para se abordar a estreita relação entre imprensa, cidadania, informação e opinião.

Sobre essa relação, depreende-se do texto da ABI que,

  1. para a imprensa exercer seu papel social, ela deve transformar opinião em informação.
  2. para a imprensa democratizar a opinião, ela deve selecionar a informação.
  3. para o cidadão expressar sua opinião, ele deve democratizar a informação.
  4. para a imprensa gerar informação, ela deve fundamentar-se em opinião.
  5. para o cidadão formar sua opinião, ele deve ter acesso à informação.

Gabarito da questão

Opção E

Questões correspondentes

96 98 98

Assunto

Charge

Interpretação Textual

Comentário da questão

A informação “chegando” representa o acesso à informação do leitor; somente a partir daí a opinião é emitida.

Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)