O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (na sigla em inglês, IPCC) prevê que nas próximas décadas o planeta passará por mudanças climáticas e propõe estratégias de mitigação e adaptação a elas. As estratégias de mitigação são direcionadas à causa dessas mudanças, procurando reduzir a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. As estratégias de adaptação, por sua vez, são direcionadas aos efeitos dessas mudanças, procurando preparar os sistemas humanos às mudanças climáticas já em andamento, de modo a reduzir seus efeitos negativos.
IPCC, 2014. Climate Change 2014: synthesis report. Disponível em: http://w5-syr.ipcc.ch. Acesso em: 22 out 2015 (adaptado)
A adaptação é a ação consequente a mitigação, ou seja, a adaptação é a forma de evitar uma consequência já existente diante de um problema ambiental. Desta forma, a construção de diques em regiões costeiras é uma forma de evitar alagamentos na região, já que uma das consequências do efeito estufa é o aumento dos níveis de água nas regiões costeiras.