Questão 17 da prova amarelo do primeiro dia do Enem 2017
O consumidor do século XXI, chamado de novo consumidor social, tende a se comportar de modo diferente do consumidor tradicional. Pela associação das características apresentadas no diagrama, infere-se que esse novo consumidor sofre influência da
- cultura do comércio eletrônico.
- busca constante pelo menor preço.
- divulgação de informações pelas empresas.
- necessidade recorrente de consumo.
- postura comum aos consumidores tradicionais.
Gabarito da questão
Opção A
Comentário da questão
Vídeo restrito
Descubra o segredo da resposta gratuitamente!
Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)
No diagrama, lê-se que o novo consumidor social usa os meios online para se informar, dar feedbacks, comprar, além de ter uma expectativa de boa experiência. Portanto, pode-se afirmar que o consumidor sofre as influências do comércio eletrônico. O Marketing das empresas precisa lidar com esse novo tipo de cliente ao propor campanhas e ao gerenciar a relação empresa x cliente.