Nos manuais de instalação de equipamentos de som há o alerta aos usuários para que observem a correta polaridade dos fios ao realizarem as conexões das caixas de som. As figuras ilustram o esquema de conexão das caixas de som de um equipamento de som mono, no qual os alto-falantes emitem as mesmas ondas. No primeiro caso, a ligação obedece às especificações do fabricante e no segundo mostra uma ligação na qual a polaridade está invertida.
Questão da prova branco do segundo dia do Enem 2018
O que ocorre com os alto-falantes E e D se forem conectados de acordo com o segundo esquema?
- O alto-falante E funciona normalmente e o D entra em curto-circuito e não emite som.
- O alto-falante E emite ondas sonoras com frequências ligeiramente diferentes do alto-falante D provocando o fenômeno de batimento.
- O alto-falante E emite ondas sonoras com frequências e fases diferentes do alto-falante D provocando o fenômeno conhecido como ruído.
- O alto-falante E emite ondas sonoras que apresentam um lapso de tempo em relação às emitidas pelo alto-falante D provocando o fenômeno de reverberação.
- O alto-falante E emite ondas sonoras em oposição de fase às emitidas pelo alto-falante D provocando o fenômeno de interferência destrutiva nos pontos equidistantes aos alto-falantes.
Gabarito da questão
Opção E
Comentário da questão
Vídeo restrito
Descubra o segredo da resposta gratuitamente!
Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)
Para que haja a produção de onda mecânica do som é necessário o deslocamento da caixa em relação ao ar. As polaridades alteram o sentido de movimentação da caixa, ou seja, se a ligação correta impactar o ar para frente, a ligação não ideal impactará o ar para trás, o que produzirá ondas em fases opostas emitidas simultaneamente. Para pontos equidistantes aos alto-falantes, há interferência destrutiva.